domingo, 10 de fevereiro de 2013

PINTURA A ÓLEO SOBRE TELA "DICAS"

 1a- Mantenha seus pincéis sempre limpos, tire o excesso de tinta num guardanapo papel e depois lave em solvente, eu uso Ecosolve, tem menos cheiro do que a Terebentina ou aguarraz
 Tenha uma boa referência fotográfica, eu passo a foto para o computador e dou zoom para perceber os detalhes. Amplie o desenho, através de copiadoras ou faça o quadriculado a mão, método grading.
 Obs, esse retrato ainda não está pronto, postarei mais tarde.
 2a-Mergulho o pincel no Ecosolve e seque em papel. Terminada a sessão de pintura jogue fora o solvente, mas não solte na rede de esgoto, faça ecologicamente correto.
 Misture o óleo de linhaça e o secante de cobalto, eu coloco 3 partes de secante e 1 de óleo, isto depende de cada artista. Utilizo pote conta gotas para não poluir a mistura "medium".
 Limpe a paleta a cada sessão de pintura, tintas velhas não devem ser utilizadas, criam películas e perdem qualidade. Melhor por menos tinta do que sobrar para o dia seguinte.
 Mantenha os pincéis sempre secos e limpos, numa flanela ou tecido algodão. Isso evita que seu trabalho fique acinzentado, pela utilização de pincéis sujos de  cor não desejada.
 Mantenha tudo a mão, limpo e organizado. Já foi se o tempo que sinônimo de artista estava ligado a bagunça. Dê uma estudada no curso 5S, se achar necessário. Seu ateliê reflete seu trabalho, pense nisso!
 Se for fazer um quadro sem referência fotográfica, cuidado com a posição da luz, estude alguns modelos de artistas famosos antes, ou se preferir consulte revistas de decoração (flores, jarros, frutas, etc) que as fotos são muito boas, para inspiração e criação.
 Mesmo que seu espaço seja pequeno como o meu, tenha boa iluminação natural, principalmente a luz da manhã.
Ganhei esse porta papel higiênico do meu marido, muito prático, eu pendurei no cavalete como estão vendo, dai é só puxar. Espero que eu tenha ajudado a quem pinta  ou vai começar. Em breve darei mais dicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui: